agosto 08, 2009

Cultura Negra [+Canoas, ZH]

NOTAS & NOTICIAS [07/08/2008]- íntegra da matéria publicada ontem no caderno +Canoas que circula na cidade de Canoas, RS - encartado nos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho.

"CULTURA NEGRA
ESCULTOR CANOENSE COORDENA NOVO MUSEU

George Pinto vai encabeçar o trabalho dos artistas do Museu de Percurso do Negro, uma iniciativa de diversas organizações do movimento negro de Porto Alegre. O escultor- nascido em Rio Grande e canoense há 25 anos - foi escolhido para coordenar a equipe de criação das obras que serão colocadas em pontos importantes para a história do povo negro e da capital gaúcha.
- Vai ser muito bom para a raça, para Porto Alegre e para todo o Brasil - acredita.

ENCONTROS COMEÇAM EM AGOSTO DESTE ANO

Pinto sempre teve como referência a estética negra. Ainda jovem, descobriu com a sua avó, dona Ida, que tinha descendência africana. O mergulho nas origens, aliás, é um dos pontos que sempre busca abordar em suas oficinas, ministradas a crianças e adultos.

O primeiro encontro dos artistas pré-selecionados devem ocorrer ainda este mês. Depois, o grupo formado seguirá se reunindo, trocando idéias e ouvindo o relato dos griôs - homens e mulheres negros com muitas histórias para contar.

Há cinco locais pré-selecionados para o começo do museu que, sem paredes, deve ter vários endereços - como a Praça da Alfândega, Esquina Democrática (Esquina do Zaire), Cais do Porto, Pelourinho (perto da Igreja das Dores) e Largo da Forca (em frente à Igreja das Dores).

Em setembro, o grupo já deve montar a primeira obra, que conta com a parceria financeira da Unesco.
- Queremos das seguimento ao projeto, por isso precisamos de mais apoiadores - diz Pinto.


FAMÍLIA TEM HISTÓRIA NO BAIRRO SÃO LUIZ

Pinto, 56 anos, vive com a mulher, a professora de História e Geografia Elvira, 57 anos, e o filho Ericks, de 14 anos, no bairro São Luis. A casa é recheada com quadros, esculturas e outras peças. É lá que ele pretende construir um galpão para dar aulas, ao lado de outros artistas. Espaço, vontade e demanda já existem - o que falta é apoio financeiro.

- Essa região não é carente de comida, mas de arte - afirma.

Por enquanto, ele vai a Porto Alegre ministrar oficinas por meio do projeto de descentralização da cultura da prefeitura daquele município. Lá, ainda trabalhou com alunos de APAES. Em Canoas, foi oficineiro da extinta Fundação Cultural de Canoas.

O escultor, aluno de Vasco Prado e Xico Stockinger, também encontra tempo para encarnar o palhaço Rei Zinho, com seus grandes sapatos feitos com garrafas PET, para a alegria de crianças de várias cidades.

Mais informações sobre o projeto em museudepercursodonegro.blogspot.com

(IN: +Canoas, sexta-feira, 7 de agosto de 2009, pg.4)"

ATELIER GEORGE PINTO
Canoas, RS - Brasil
http://facebook.com/ateliergeorgepinto
orkut: george pinto

2 comentários:

  1. Olá George, tudo bem? Achei interessante a proposta de trabalho. Gostaria de maiores informações e manter contato. Grande abraço, Ester.

    ResponderExcluir