julho 30, 2008

Apresentação_George Pinto

Escultura
Currículo

G E O R G E P I N T O

Discípulo de Vasco Prado e Xico Stockinger.
Desde muito cedo, Jorge Alberto Pinto - GEORGE PINTO - despertou para o fascinante mundo das artes. Quando criança preferia modelar figuras em barro, retirado de um valão próximo a sua casa, a jogar futebol como os meninos de sua idade.
Estudou Escultura com Vasco Prado e Xico Stockinger, no MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) e em seu atelier; Desenho Técnico na Faculdade do Trabalho; iniciação às Artes Plásticas no Atelier Livre de Porto Alegre; Escultura e Fundição com Cláudio e Paulo Caldas. Arte-terapia e Prevenção ao uso de drogas.
Suas obras fazem parte do acervo de diversas instituições Nacionais e Internacionais e de coleções particulares no Brasil e no exterior.
Participou de diversos salões e concursos, tendo sempre se colocado entre os primeiros classificados.
Em Porto Alegre expôs seus trabalhos, no ARTE NA PRAÇA, FEAPARQUE, Brique de Sábado; na exposição inaugural da Galeria de Artes do Museu o Trabalho; na Casa de Cultura Mário Quintana; na Av. Cultural Clébio Sória e T Cultural na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Em Tenerife (Espanha); Havana (Cuba); Artigas, Rivera, Salto, Montevidéo, Punta Del Este (Uruguai); na Expointer, Feira Latino Americana de Artesanato, entre outros.
Em Cuba, durante o 1º Encontro de Culturas Irmãs (1998), realizou oficinas de Escultura em argila e expôs pela primeira vez a série “CABEZAS y BEIJOS” na mostra realizada pela UNEAC – União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba. Como palestrante, apresentou sua experiência profissional através do relato: “ESCULTURA – Arte, Lazer, Terapia, Profissão”. Um painel sobre suas experiências pessoal e profissional: seu método de trabalho, e que, com dedicação e persistência, se pode “sobreviver” de arte. Isto é: trabalhar com Arte, e fazer da Arte – Profissão.
Há muito tempo vem realizando trabalhos nas áreas de arte-educação, arte-terapia e de reintegração social geração de trabalho e renda.
Como docente, podemos citar sua participação em cursos e oficinas regulares de escultura realizados pelo Qualificar/FGTAS em Candiota/RS; na COTE/Cruz Vermelha, no Ambulatório do PRÓ-JOVEM/Santa Casa de Misericórdia, na Pequena Casa da Criança/Irmã Neli Capuzo; no Campo da Tuca em Porto Alegre/RS; na Sociedade Pestalozzi, no FAC/ Fraterno Auxílio Cristão, Centro das Comunidades Vila Cerne, ASEMA Criança Feliz em Canoas/RS entre outros. E em Escolas, Creches, associações de bairro, centros comunitários, workshops, vivências e jornadas de auto-conhecimento.
Criou e coordena o projeto “ARTE A CAMINHO” onde desenvolve oficinas itinerantes de escultura de forma autonoma ou com o apoio e parceria com empresas, instituições públicas e privadas em diversas cidades do RS – Brasil e exterior.
Atualmente, ministra oficinas de artes plásticas e escultura em argila no Clube de Mães do Cristal, na Escola Elyseu Paglioli e na APAE_03-Vila Nova/Porto Alegre. E, na AMAVTRON-Vila Tronco e Neves, desenvolve o projeto "Reciclando do Lixo com Arte". Em Canoas - realiza Oficina de Escultura em Argila - através da Fundação Cultural de Canoas no Bairro São Luiz.
Estas oficinas são desenvolvidas para crianças, jovens, adolescentes e adultos bem como portadores de necessidades especiais.
George Pinto está sempre à disposição daqueles que quiserem trabalhar com arte e, fazer da arte profissão; e, como ele, se orgulharem em dizer:

“ fiz da Arte – Minha Profissão!”




Nenhum comentário:

Postar um comentário