outubro 14, 2011

NOTICIA EM SÃO JOSE DOS PINHAIS

Artistas plásticos de SJP ministram oficina de bonecos em Porto Alegre (RS) São José dos Pinhais, 10/10/2011 15:51
Fotos: Divulgação - Confecção de boneco inspirado no músico gaúcho Lupicínio Rodrigues São José dos Pinhais está exportando sua experiência no tradicional Carnaval de Bonecos. Uma das mentes criativas do evento, o mestre bonequeiro Ricardo Bitencourt, coordenador do Movimento com Teatro de Bonecos da Secretaria Municipal de Cultura, e seu assistente Danilo Barros, deram oficina de bonecos para liderança sociais e artistas de diversas áreas, a pedido da Prefeitura de Porto Alegre e do Escritório de Representação do Ministério da Cultura na capital gaúcha. O curso ocorreu na primeira semana de outubro e terminou na última sexta-feira (07). Conforme explica Ricardo Bitencourt, a arte com bonecos ainda é pouco difundida no Sul do país. “Além de lideranças comunitárias no setor artístico, muitos artistas de renome como o artista plástico Jorge Pinto e o oficineiro Chiquinho, muito conhecidos em Porto Alegre participaram da oficina que oferecemos lá, através de uma parceria com a nossa Secretaria de Cultura”, destaca Bitencourt. Durante a semana de oficina, instrutores e alunos fizeram dois bonecos gigantes inspirados em um personagem e uma figura importantes para os gaúchos. Um deles é o músico Lupicínio Rodrigues, conhecido por suas marchas de carnaval e pela composição do hino do Grêmio Porto-Alegrense. E o outro boneco retrata uma prenda, que na linguagem regional dos gaúchos significa mulher ou moça. Ambos serão doados a uma escola municipal que atende pessoas especiais. Os bonecos gigantes de espuma e tecidos medem mais de dois metros de altura.
Artistas plásticos de SJP e aspirantes a bonequeiros de Porto Alegre. A primeira-dama de Porto Alegre, Regina Becker, e a representante do Ministério da Cultura na Região Sul, Margarete Moraes, visitaram a oficina e elogiaram o trabalho dos artistas. Já a coordenadora da oficina, Eleonora Spinato disse que a parceria foi um sucesso e gostaria sugerir um intercâmbio entre o município de Porto Alegre e São José dos Pinhais para que os artistas de seu município aprendam inclusive sobre o Carnaval de Bonecos, já tradicional no município paranaense. “Os meninos que vieram dar essa oficina aqui são ótimos. Têm muita experiência, etão a oficina flui e todos estão muito satisfeitos em participar a conhecer mais sobre a arte de bonecos”, acrescentou Eleonora. Carnaval de Bonecos – o Carnaval de Bonecos de São José dos Pinhais realizará em 2012 a sua 12ª edição e seus organizadores já estão se mobilizando para que seja ainda mais divertido. De acordo com Bitencourt, nas primeiras reuniões já realizadas foram tratados de assuntos como o tema, que será “Alegria, Alegria”. “Esse tema abre um leque de possibilidades como a arte de rua, a comédia e os comediantes televisivos de época, além das outras artes que expressam a alegria, como o Frevo. Enfim, teremos um pacote completo para esse evento que hoje faz parte do calendário cultural do município”, garante Ricardo Bitencourt. FONTE http://www.sjp.pr.gov.br/portal/noticia (acesso em 13-10-2011)

outubro 06, 2011

Boteco AMIGOS DO PONTO

dia 29/09 o Ponto de Cultura do Bairro Assunção (POA/RS) realizou mais um BOTECO, este, com o objetivo de homenagear os amigos com o boton EU SOU AMIGO do Ponto de Cultura.

BONECOS GIGANTES

Participando da Oficina de Bonecos Gigantes....de 3 a 7 de outubro...